Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sorocaba terá programação especial da 19ª Semana Nacional de Museus

Sorocaba terá, de 18 a 27 de maio, uma programação especial da 19ª Semana Nacional dos Museus, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A população poderá conferir gratuitamente uma intervenção artística urbana em 10 pontos da cidade, com a técnica do lambe-lambe, e a exposição “Arqueologia na Terra Rasgada”, no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o país. Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. De acordo com o mote, reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Sorocaba participa, há alguns anos, da Semana Nacional dos Museus, que é um evento de extrema importância para o setor de patrimônio cultural. “O objetivo da Secretaria da Cultura com a programação é aproximar a população dos museus, que são importantes meios de intercâmbio e enriquecimento cultural, para que elas se identifiquem com esses espaços, além de estimular que elas se conectem com os acervos dos nossos museus”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner.

A partir da próxima terça-feira (dia 18), os moradores vão se deparar com uma intervenção com cartazes na técnica do lambe-lambe colados em muros e postes em 10 espaços públicos de Sorocaba: Praça Coronel Fernando Prestes (Centro), Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), Parque das Águas (Jardim Abaeté), Paço Municipal (Alto da Boa Vista), Parque “Maestro Nilson Lombardi” (Jardim Ipiranga), Largo de São Bento (Centro), Praça de Aparecidinha (Aparecidinha), Terminal Santo Antônio (Centro), Terminal São Paulo (Centro) e Terminal Vitória Régia (Vitória Régia).

O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua, que utiliza o papel afixado em muros e postes como forma de intervenção em espaços públicos. Surgiu no final do século XIX, em contrapartida da indústria de impressão em massa, e é uma técnica urbana ligada ao grafite de rua. Além de valorizar as raízes e diversidades culturais brasileiras, esse tipo de atividade promove o fomento à cultura, formação e desenvolvimento artístico.

Já, a exposição “Arqueologia na Terra Rasgada” estará, de 20 a 27 de maio, no andar térreo do Paço Municipal, com banners contendo imagens e conteúdo informativo, em que a população terá a oportunidade de saber mais sobre a ciência da arqueologia e o que são os sítios arqueológicos pré-históricos.

O Estado de São Paulo possui vários sítios arqueológicos e alguns deles foram encontrados em Sorocaba, como no Parque São Bento e no Éden. Na mostra, as pessoas também vão poder ver a imagem de uma igaçaba, que faz parte do acervo municipal. As igaçabas eram feitas de argila e eram utilizadas pelos indígenas para colocarem seus alimentos, mas, em algumas ocasiões, serviam também como uma urna funerária.

Mais informações sobre a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br. (Secom/Sorocaba)

Deixe seu comentário:

Nossa História

O Sistema Vanguarda de Comunicação Rádio e Televisão foi fundado pelo jornalista e advogado Salomão Pavlovsky.

Muito dinâmico e criativo instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba/SP e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.

Recebeu convites para atuar em rádionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais.

Após todos esses anos de experiência criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.

Menu

Instagram Vanguarda

Não encontramos imagens! Veja se vinculou corretamente sua conta instagram.