Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura anuncia próxima etapa do Mutirão de Castração de Cães e Gatos

O prefeito Rodrigo Manga lançou, na quarta-feira (dia 3), o Mutirão de Castração de cães e gatos 2021 na Praça Portal do Éden, com a presença de moradores da região do Éden e Cajuru, que levaram seus animais domésticos para o procedimento cirúrgico e a microchipagem.

Na ocasião, foi anunciada a próxima etapa do mutirão no Residencial Carandá e no Parque São Bento, de 29 a 31 de março. O dia, local e horário da inscrição serão divulgados pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) mais próximo da data.

“Esse é um evento extremamente importante, que gera expectativa na população. Se somarmos o mutirão realizado em Brigadeiro Tobias com o do Éden e Cajuru, quase chegamos a mil animais castrados. Mas a grande novidade é que estamos finalizando a elaboração de um projeto para termos um Centro de Castração em Sorocaba, melhorando, ainda mais, esse serviço, com um trabalho mais humanizado”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

O Mutirão de Castração estava suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19, e foi retomado neste mês de fevereiro, com o objetivo de promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população em geral. A primeira região a ser atendida foi a de Brigadeiro Tobias. No total, 382 cães e gatos foram castrados nos dias 1 e 2 de março nessa localidade. Já, na região do Éden e Cajuru, 609 animais foram inscritos e as cirurgias ocorrerão até esta sexta-feira (dia 5).

“É com muita alegria que lançamos oficialmente essa campanha, que é uma necessidade que vai além do controle populacional dos animais. Quando cuidamos do bem-estar dos animais, cuidamos também da saúde e do bem-estar da população”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Prieto. Na ocasião, o titular da pasta também lançou o programa PET Solidário, uma ação que visa reabastecer o Banco de Ração de Sorocaba e, assim, ajudar entidades e protetores de animais independentes que atuam dedicadamente com a causa na cidade.

A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas. Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

Quem aproveitou a chance para castrar seu animal de estimação Simon, de 4 anos de idade, foi a munícipe Daiana Alves Coelho, que reside no Cajuru. Ela soube da ação municipal por meio de uma amiga e se inscreveu logo no primeiro dia. “Todas as vezes que levei o Simon na veterinária, ela recomendou a castração. Agora, que surgiu a oportunidade, aproveitei. Não é uma cirurgia barata. A minha irmã gastou em torno de R$ 200 para castrar o animal dela, isso porque foi mais barato, pois foi feito por meio de uma ONG”, contou.

O Mutirão de Castração conta com todas as medidas de saúde e segurança, para que não tenha aglomeração de pessoas, assim como os cidadãos deverão usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social.

Também participaram do lançamento o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, o vereador João Donizeti, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais e o representante do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), Eduardo Abdala.

Futuro Centro de Castração

No futuro Centro de Castração, após passar pelo procedimento cirúrgico, os animais poderão ter um momento de repouso, antes de retornar para a casa com a família, já medicados. O projeto está em fase final de elaboração e a previsão é inaugurar a unidade no segundo semestre deste ano.

O espaço será administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que realizará os agendamentos para castrar os animais domésticos durante o ano todo, por região, com expectativa de atender 6 mil animais, por ano.

O Centro de Castração vai funcionar na própria Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Programa PET Solidário

Por sua vez, o programa PET Solidário, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, tem como intuito incentivar a doação permanente de ração de cães e gatos, além de acessórios, que serão destinados a entidades e protetores de animais independentes que atuam dedicadamente com a causa na cidade.

Pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar da campanha já podem entrar em contato com a Sema, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

“Queremos incentivar, principalmente, as grandes empresas a promoverem a doação de ração em nossa cidade. Com a crise que estamos vivendo, mais do que nunca precisamos intermediar ações solidárias, como essa, para auxiliar o trabalho importante que as ONGs e os protetores desenvolvem na cidade em prol dos animais, que são, em sua maioria, vítimas de abandono e maus-tratos, principalmente neste período de crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19”, destaca o secretário Antônio Prieto.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade também lançará, em breve, um edital de chamamento do programa PET Solidário para que Sorocaba conte com pontos de coleta de ração espalhados pela cidade. Para isso, estabelecimentos comerciais que queiram ser parceiros da Prefeitura de Sorocaba deverão se credenciar. “A ideia é fazermos uma parceria com o comércio, principalmente com locais que comercializam ração. Vamos deixar caixas do programa nos estabelecimentos, para que as pessoas que queiram e possam também contribuam com a causa animal”, explica Prieto.

Mais informações sobre a iniciativa municipal podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelos telefones: (15) 3219-2280 e 3219-2299. (Secom/Sorocaba)

Deixe seu comentário:

Nossa História

O Sistema Vanguarda de Comunicação Rádio e Televisão foi fundado pelo jornalista e advogado Salomão Pavlovsky.

Muito dinâmico e criativo instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba/SP e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.

Recebeu convites para atuar em rádionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais.

Após todos esses anos de experiência criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.

Menu

Instagram Vanguarda

Não encontramos imagens! Veja se vinculou corretamente sua conta instagram.