Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dezembro Verde chama atenção para a questão do abandono de animais

Uma das preocupações nesta época do ano, quando muitas pessoas entram em férias e viajam, é a questão do abandono de animais, principalmente cães e gatos. Uma campanha realizada em várias cidades brasileiras é o Dezembro Verde. Em Sorocaba, uma blitz educativa está sendo programada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) para este mês com o objetivo de sensibilizar as pessoas para que cuidem adequadamente de seus bichos e denunciem qualquer situação de maus-tratos e abandono.

Na ação educativa, a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal vai abordar os motoristas para falar sobre a guarda responsável dos animais e a importância de jamais abandonar os bichos de estimação. Além disso, um adesivo será colocado nos automóveis, com a permissão dos condutores, com a frase “Diga não ao abandono!”.

Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses bichos por toda a vida. Por isso, quem for viajar tem que se programar. Se não puder levar o animal junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse serviço a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo durante esses dias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Em Sorocaba, 226 animais em situação de maus-tratos foram resgatados durante todo o ano de 2019 pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal. Já neste ano de 2020, de janeiro a novembro, foram 145 cães e gatos.

O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação. Segundo a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.

As denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), telefone 156 e WhatsApp (15) 9.9129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006. (Secom/Sorocaba)

Deixe seu comentário:

Nossa História

O Sistema Vanguarda de Comunicação Rádio e Televisão foi fundado pelo jornalista e advogado Salomão Pavlovsky.

Muito dinâmico e criativo instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba/SP e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.

Recebeu convites para atuar em rádionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais.

Após todos esses anos de experiência criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.

Menu

Instagram Vanguarda

Não encontramos imagens! Veja se vinculou corretamente sua conta instagram.